MANIFESTO DA COMUNIDADE ACADÊMICA DA UFF

Para assinar basta enviar e-mail para uffedilma@yahoo.com.br com: Nome, função e curso/unidade.

Na terça-feira, dia 26, ato de lançamento do manifesto na galeria do ICHF, às 18h.

 

Manifesto da comunidade da Universidade Federal Fluminense

Pela continuidade das políticas de mudança na educação

A UFF É PELA MUDANÇA COM DILMA!

Nós, estudantes, técnic@s-administrativ@s administrativos e professores(as) da Universidade Federal Fluminense vimos a público divulgar nosso apoio à candidatura de Dilma Rousseff no segundo turno das eleições nacionais. É possível e aceitável formular críticas ao governo Lula, mas avaliamos que, nos oito últimos anos, houve avanços substanciais na educação pública nacional que se traduziram em mudanças significativas. Avanços e mudanças que estão ameaçados pela possibilidade de retorno de um governo psdebista. Neste momento é essencial trazer à memória e à consideração de tod@s uma comparação entre a política do governo Lula e a política do governo FHC em relação à educação pública:

8 anos FHC 8 anos Lula
Novas universidades federais Zero 14
Novos campi pelo interior Zero Mais de 100
Novas Escolas Técnicas e Institutos Federais 11 214

Os dados acima demonstram claramente a diferença entre as duas propostas políticas, e por mais que o candidato do PSDB evite vincular sua imagem à de FHC, devemos lembrar que Serra, como governador de São Paulo, escolheu para a secretaria de educação, Paulo Renato, o mesmo ministro da educação dos oito anos do governo FHC.

Na UFF, a mudança proporcionada pela política do atual governo está visível para todos nós. A construção de novos prédios, a criação de novos cursos (principalmente noturnos, para atender aos estudantes-trabalhadores) e a abertura de concursos públicos para contratação de professores e técnic@s-administrativ@s nos mostra que nossa universidade passa por um processo de expansão, democratização e popularização.

Além do retorno da precarização do trabalho e ensino nas Instituições Federais de Ensino Superior, um eventual governo Serra representaria também desemprego, arrocho salarial, privatização, desvalorização do salário mínimo e a criminalização dos movimentos sociais.

Portanto, para nós, a abstenção ou o voto nulo não é uma opção adequada. Escolhemos um lado, pois sabemos o que está em jogo. A educação, que é estratégica para a construção do país que queremos (mais justo, democrático, igualitário e sustentável) deve seguir avançando. Nessa perspectiva, a candidatura de Dilma Rousseff representa a continuidade e aprofundamento das mudanças iniciadas no governo Lula.

Anúncios

One Trackback to “MANIFESTO DA COMUNIDADE ACADÊMICA DA UFF”

%d blogueiros gostam disto: