MANIFESTO DOS PÓS-GRADUANDOS AOS ELEITORES E TODA A SOCIEDADE BRASILEIRA

Fonte: http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/7283
Pós-Graduandos das diversas universidades e institutos de pesquisa do Brasil, vimos a público testemunhar o novo momento que vive a educação, ciência e tecnologia em nosso país e a necessidade de manter esse rumo de valorização permanente do conhecimento e inovação, inaugurado no governo Lula. Consideramos importante, seguindo a tradição científica, fazer uma comparação, baseada em dados reais, sobre os últimos governos no que tange a política científica.

Fomos testemunhas de um período de oito anos do governo Fernando Henrique Cardoso, caracterizado pela fragilização da economia nacional, estagnação econômica e congelamento dos salários dos professores e das bolsas de Pós-Graduação e de Iniciação Científica. As Universidades Federais sofreram um processo de sucateamento, com desvalorização dos profissionais, ameaças aos sindicatos e redução da qualidade nas atividades acadêmicas por falta de estrutura. Chegou-se ao ponto do Governo Federal cogitar a possibilidade de cobrança de mensalidade nas Universidades Públicas Federais.

Nem diálogo, nem investimentos

Naquele período o diálogo entre o Ministério da Educação e da Ciência e Tecnologia, bem como suas agências (Capes e CNPq) com os Pós-Graduandos e suas entidades representativas, inexistiu. O Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) foi suspenso. O investimento em C&T jamais superou a taxa de 1% do Produto Interno Bruto (PIB). Não houve concurso para professores nas universidades, faltavam elementos fundamentais para uma instituição de ensino com energia elétrica, telefone e outros insumos. O então Ministro e atual Secretário de Educação de São Paulo no Governo Serra, Paulo Renato Souza, chegou a afirmar que não precisávamos investir em Pesquisa e Pós-Graduação, pois valeria mais a pena exportar nossos pesquisadores: “alguns países como a Coréia, chegaram a terceirizar a universidade. Seus melhores quadros vão estudar em escolas dos Estados Unidos e da Europa. Faz mais sentido do ponto de vista econômico”, afirmou à Revista Exame (v. 30. nº 15, de 17 de julho de 1996), corroborando com uma política de dependência externa que norteava aquele governo. Foi Paulo Renato que também assinou uma lei em 1998 que proibia o governo de criar escolas técnicas. Os reflexos desse descaso com a educação e a C&T são perceptíveis até hoje.

Novo patamar

Atualmente há um novo patamar no que se refere ao diálogo democrático das organizações civis e outros movimentos sociais com o governo. Presenciamos a possibilidade de maiores reajustes no valor e aumento no número de bolsistas de Pós-Graduação e Iniciação Científica, a interiorização das universidades para fixação de doutores, o fortalecimento de empresas nacionais que investem na pesquisa como a PETROBRAS e EMBRAPA, além da criação de novos horizontes para a pesquisa nacional como a engenharia naval e de petróleo.

Claro que muitos avanços ainda se fazem necessários. Mas foi notória, incisiva e contundente, nos últimos oito anos, a contratação de professores e técnicos e a ampliação das vagas e dos cursos de Graduação e também de Pós-Graduação. Todos os dias são abertas novas vagas para professores nas instituições da Rede Federal, a ampliação nos investimentos em ciência e tecnologia nacional, os investimentos no Ensino Básico e no Ensino Superior, o fortalecimento da Universidade e Institutos Federais. Instituições como o INPE, INPA e a FIOCRUZ estão mais estruturados, com mais investimentos e, por consequência, conseguem atuar com mais eficiência.

Plataforma

Por estas razões, e pelo compromisso que os Pós-Graduandos têm com o Brasil, declaramos neste manifesto o nosso apoio à candidatura de Dilma Rousseff, no intuito de garantir avanços como:

• Tratamento da Pós-Graduação como política de Estado, cumprindo as metas dos PNPGs e contribuindo com um projeto nacional de desenvolvimento que amplie a democracia e diminua as desigualdades sociais e regionais;
• Políticas de estímulo à Inovação Tecnológica;
• Marco legal que garanta a continuidade da expansão da universidade pública;
Por mais e melhores bolsas! Aumento do número de bolsas, reajuste dos valores e garantia de: taxa de bancada, auxílio-tese e 13ª bolsa;
• Garantia de licença-maternidade e paternidade para todos os pós-graduandos, com direito a auxílio-maternidade e concessão de adiamento de prazo para as parturientes.

Em defesa da continuidade destas políticas e em repúdio ao receituário neoliberal passado, reafirmamos nosso compromisso EM DEFESA DA EDUCAÇÃO E DA CIÊNCIA NACIONAL, defendendo que o Brasil siga no rumo das mudanças, com Dilma Rousseff presidente da Nação.

São Paulo, 13 de outubro de 2010.

Elisangela Lizardo – Mestre em educação – PUC/SP e presidente da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG)
Luciano Rezende Moreira – Doutorando em Fitotecnia – UFV. Ex-presidente da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG), gestão: 2002-2003 e 2004-2005.
Elisa de Campos Borges – Doutoranda em História Social – UFF. Ex-presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), gestão 2005-2006.
Antônio F. C. Arapiraca – Doutorando em Física – UFMG, professor do CEFET/MG e ex-vice-presidente Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), gestão 2004-2005.
Hugo Valadares – Ex-Presidente ANPG 2009-2010 – Doutorando em Engenharia Elétrica Unicamp
Angélica Müller – Diretora de Relações Institucionais da ANPG e representante da ANPG no Conselho Superior da CAPES – Doutora em História pela USP
Ubirajara Pereira das Virgens Júnior – Mestrando em Física – UFV. Ex-Coordenador-geral da Associação de Pós-graduandos da UFV. Gestão 2009-2010.
Juliana Gonçalves Vidigal – Doutoranda em Engenharia de Alimentos – UFV. Professora do IFF – Campus Bom Jesus do Itabapoana.
Júlio Alves da Silva Neto – Biólogo e mestrando em farmacologia pela UNIFESP. Diretor de Políticas Educacionais da ANPG.
Marcelo Fabiano André – Diretor de Instituições Estaduais da ANPG e Ex- presidente da Associação dos Pós-Graduandos da Química (APGQ), gestão 2006-2007 – Doutorando em Química Unicamp.
Deusa Maria de Sousa – Doutoranda em História – UFSC.
Angélica Karlla Marques Dias – Doutoranda em Ciências Sociais – PUC/SP
Fábio Palácio de Azevedo – Doutorando em Ciências da Comunicação – ECA/USP e ex-diretor da ANPG.
Tauanne Dias Amarante – Mestranda em Física – UFMG
Lívia Siman Gomes – Doutoranda em Física – UFMG
Diego da Cunha Carvalho – Mestrando em Física – UFMG.
Daniel Bretas Roa – Doutorando em Física – UFMG
Fernando Pereira de Faria – Doutorando em Física – UFMG
Leonardo Gabriel Diniz – Doutorando em Física – UFMG, professor do CEFET-MG
Jose Geraldo Gonçalves de Oliveira Júnior – Doutorando em Física pela UFMG e Professor da UFRB
Antonio Lafayette Lins Freire Vasconcellos – Mestrando em Física – UFBA
Emanuel Lins Freire Vasconcellos – Mestrando em Direito Público – UFBA e Advogado
Ediana Ferreira Mendes – Mestranda em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História – UFBA.
Roberto Zahluth de Carvalho Junior – Doutorando em História – UFBA
Iane Dias Cunha – Mestranda em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História – UFBA.
Igor De Bearzi – Ex-Diretor da UNE (2004-2007), mestrando em Desenvolvimento Rural na UFRGS.
Cândido Domingues – Mestrando em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História – UFBA.
Patrícia Baier Krepsky – Doutoranda em Ciências Farmacêuticas – UFMG, professora na UFBA, campus de Vitória da Conquista e farmacêutica.
Alessandra Troian – Doutoranda em Desenvolvimento Rural pela UFRGS.
Glória Cecília dos Santos Figueiredo – Mestranda em Arquitetura e Urbanismo – UFBA / Urbanista
Simone Bochi Dorneles – Mestre em Administração UFSC- Doutoranda em Desenvolvimento Rural PGDR/UFRGS
Denise Pereira Silva – Mestranda em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História – UFBA
Patricia Ketzer – Mestranda em Filosofia pelo PPGFil/UFSM
Eleonora Lisboa Mascia – Mestranda em Urbanismo – UFBA/Arquiteta Urbanista
José Patrício Bispo Júnior – Doutorando em Saúde Pública – FIOCRUZ-ENSP. Professor da UFBA, campus de Vitória da Conquista.
Cristiane Mota Soares – Mestre em Ciências Farmacêuticas-UFMG, farmacêutica hospitalar.
Jaime Amparo-Alves – Doutorando em Antropologia Social – Universidade do Texas, Austin e membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros.
Guilherme Levien Grillo – PPGDireito – UFBA.
Fabiana de Souza Costa – Mestre e doutoranda em Educação – PUC/SP. Presidente do Centro de Estudos e Memória da Juventude (CEMJ).
Júlio César do Vale Silva. Doutorando em Fitotecnia da UFV.
Juares Ogliari. Pós-doutorado (Produção Vegetal) – UENF. Professor do IFC.
Júlio Vellozo. Mestrando em Culturas Brasileiras do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP.
Camila Teixeira Amaral – Mestranda em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História-UFBA.
José Coelho Neto – Mestrando em Direito Público – UFBA / Advogado
Maciel Henrique Carneiro da Silva – Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em História da UFBA.
David Barbuda Ferreira – Mestrando em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História – UFBA
Alex A. Memgel – Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA)/UFRRJ
Leonardo Coutinho – Mestrando em História Social do Programa de Pós-Graduação em História da UFBA
Prof. Dr. Rodrigo Alves Dias – UFJF.
Marcelo Ferreira da Costa Gomes – Doutorando em Física – IF-UFRGS
Christian Lindberg Lopes do Nascimento – Mestre em educação – UFS
Moisés Silveira Lobão – Doutorando em Recursos Florestais – Esalq-USP. Professor CCBN – UFAC. Ex-diretor da ANPG e da APG/UFV.
Sérgio Botton Barcellos – Doutorando em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade – CPDA/UFRRJ
Junia Kacenelenbogen Guimarães – Pós-Doutorado em Geologia – UFBA
David Barbuda Ferreira – Mestrando em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História – UFBA
Débora Beraldo – Mestranda em Educação – PUC/SP
Alex A. Mengel – Mestrando em Ciências Sociais – CPDA/UFRRJ – Eng. Agrônomo
Rebeca Bruno da Silva Seixas – Mestrando em Ciências Sociais – PPGCSociais/UFSM – Cientista Social.
Cristiano Sobroza Monteiro – Mestrando em Ciências Sociais – PPGCSociais/UFSM – Cientista Social.
Fabricio Augusto Kipper – Mestrando em Design – PGDesign/UFRGS.
Érico Gonçalves de Figueiredo – Doutorando em Física UFBA e professor da UFRB.
José Coelho Neto – Mestrando em Direito Público – UFBA / Advogado.
Juliano L. Palm – Mestrando em Ciências Sociais – CPDA/UFRRJ – Historiador.
Daniel Fortuna Damiani – Mestrando em Sociologia pela UFRGS.
Dr. Ronaldo Junio Campos Batista – professor UFOP.
Maria Floresia P. de S. e Silva – Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo – UFBA
Manuela Souza Arruda – Doutoranda em Física – UFBA e Professora da UFRB.
Tatiana Ribeiro – Filosofa e Mestranda em Educação – PPGE/UFSM.
Pedro Henrique Ferreira Costa – Doutorando em Geografia – UNESO/RC.
Cristiane Regina Michelon – Doutoranda em Geografia-UNESP/Rio Claro.
Silvia Lima de Aquino – Doutoranda em Ciências Sociais – CPDA/UFRRJ.
Manuela Souza Siqueira Cordeiro – Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional/UFRJ.
Lorena Rodrigues Tavares de Freitas – doutoranda em sociologia política – Uenf – socióloga.
Dra. Renata Nunes Nunes – Química e professora do IFF/RJ.
Flávia de Sousa Araújo – Doutoranda em Planejamento Urbano e Regional – IPPUR/UFRJ.
Joisa Maria Barroso Loureiro – Doutoranda em Planejamento Urbano e Regional – IPPUR/UFRJ.
Henrique Andrade – Mestrando em Engenharia – UFRJ e ex-vice-presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), gestão 2006-2007.
Fernanda Guimarães Mazza – aluna especial do Mestrado em Engenharia Aumbiental e Urbana – UFBA/ Urbanista.
Hélio Sá – Mestrando em Antropologia Social – Museu Nacional/UFRJ.
Juciano Martins Rodrigues – Doutorando em Urbanismo – PROURB/UFRJ .
Felipe Addor – Doutorando em Planejamento Urbano e Regional – IPPUR/UFRJ.
Manuela Souza Siqueira Cordeiro – Doutoranda no Programa de Pós- Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional/UFRJ
Carolina de Oliveira Nogueira – Mestranda Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional/UFRJ.
Rafaela Pannain – Doutoranda em Sociologia – USP.
Guilherme Gitahy de Figueiredo – Doutorando em Antropologia Social pelo Museu Nacional – UFRJ.
Adriano Dutra – Doutorando em Física – UFMG
Gabriel Locke Suchodolski – Mestrando em Sociologia – IUPERJ
Flávio José dos Passos – Mestrando em Ciências Sociais – PUC SP
Elias Souza dos Santos – Metrando em Educação – FE-USP
Maria de Lourdes A. de Souza – Mestranda em Linguística Aplicada- PUC/SP
Mariana Malard – Professora da UnB.
Jorge Gomes de Souza Chaloub – Doutorando em Ciência Política – IUPERJ.
Bernardo Bianchi Barata Ribeiro – Doutorando em ciência política – IUPERJ.
Rafael Ventura Abreu – Mestrando em Sociologia – PPGSA/IFCS/UFRJ.
Caio Vasconcellos – Doutorando do Programa de pós-graduação em sociologia – USP.
Walter Andrade – Mestrando em Filosofia e Teoria Geral do Direito – Direito/USP.
Tatiana dos Santos Oliveira – Mestranda em Ciência Política e IUPERJ/Observatório Político Sul-americano (Opsa).
Daniel Santos Garroux – Mestrando em Teoria Literária – USP.
Messias Basques – Mestrando em Antropologia Social – PPGAS-UFSCar.
Carlos Henrique Pissardo – Mestrando em Filosofia/USP e Diplomata.
Lino Trevisan – Doutorando em Sociologia – UNICAMP.
Míriam Starosky – Mestrado em Sociologia – IUPERJ e Assessoria de Comunicação – IFCS/UFRJ.
Ronaldo Torres – Doutorando no Programa em Psicologia Clínica – Instituto de Psicologia – USP

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: